quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Perfil do País - Brasil - Revista Global Finance

Pronto para jogar.

Enquanto se aproxima o fim do governo Lula, o país está projetando um futuro brilhante – e uma eleição presidencial que está longe de uma conclusão antecipada.

Por Antonio Guerrero

Quando Luis Inácio Lula da Silva candidatou-se à presidência do Brasil em 2002, os players do mercado temiam que a retórica esquerdo-trabalhista iria traduzir-se em problema para a maior economia da América Latina. Acima de tudo, ele falava de justiça social e de um default da dívida. No poder, Lula perseguiu seus programas sociais concomitante a prudentes políticas econômicas e responsabilidade fiscal. Sete anos depois, aquelas mesmos players esperam que o Brasil escolha um sucessor no próximo ano quem irá continuar com o programa econômico de Lula. Mesmo seus oponentes, provavelmente, o farão.
Os mercados não esperam muitas surpresas durante as eleições presidenciais de outubro de 2010, ao contrário da campanha de 2002, na qual os sinais de uma vitória avassaladora de Lula causaram convulsão na taxa de câmbio e nos mercados acionários. “Um ano de eleições é repleto de emoções, mas agora nós estamos falando de emoções em um nível diferente”, Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, comentou delegados em um recente fórum de investidores. “As opiniões convergem na constatação das vantagens da estabilidade econômica; isso reduz em muito a possibilidade de incerteza”, adicionou Fraga, quem agora faz parte da BMF Bovespa em São Paulo.

Isso não significa que a campanha será fácil. Lula, constitucionalmente proibido de se candidatar a um terceiro mandato, acredita que os brasileiros elegerão o seu apontado sucessor, a chefe da casa-civil Dilma Rousseff, apesar de a sua aposta estar indo abaixo do esperado.

De acordo com a pesquisa Sensus de setembro, Rousseff recebeu somente 19% das intenções de voto, abaixo dos 23,5% de maio. O governador de São Paulo José Serra, do partido de oposição PSDB, o seu provável adversário e quem perderam a última eleição para Lula em 2002, recebeu 39,5% em setembro, mostrando uma queda de somente 1% desde maio.

A posição de Dilma Rousseff pode ter sido atingida como resultado de um escândalo ético envolvendo outro aliado de Lula e a percepção de que a administração não tem agido de forma rápida para parar a disseminação do vírus H1N1, pois o Brasil é agora o maior em número de vítimas. Alguns analistas questionam a saúde de Dilma – ela fez sessões de quimioterapia no inicio desse ano para tratar linfoma – poderia também explicar o porquê um candidato apoiado por um presidente com 77% de aprovação já não é considerado vencedor. Com a aprovação recente pelo Congresso do projeto que permite o uso da Internet para a propaganda eleitoral, Lula chamou alguns consultores que organizaram a campanha digital de Barack Obama para auxiliar na melhoria da imagem de Dilma.

A chegada de candidatos sorrateiros está temperando o mix. Entre eles, está Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, quem saiu do PT por causa de diferenças referentes ao desenvolvimento da Agricultura e Infra-estrutura na região Amazônica. Agora um membro da oposição (Partido Verde), Silva, uma ativista ambiental que foi criada em uma família de seringueiros, pode roubar alguns membros da classe operário do PT. Como uma cristão-evangélica, ela pode também atrair alguns votantes conservadores.

Quando a Suprema Corte em agosto retirou as acusações contra o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, um aliado próximo a Lula, que tinha violado segredos bancários para silenciar uma testemunha em um escândalo de compra de votos, alguns observadores políticos disseram que ele poderia ocupar o lugar de Dilma caso ela perdesse momentum. Palocci, agora um senador do PT, é creditado por controlar a inflação e cortar o déficit orçamentário. Ainda tem de lutar contra o fantasma de outro escândalo político que o levou a sua resignação como ministro das finanças em 2006.

Não existe dúvida que Dilma Rousseff iria dar continuidade ao programa econômico de Lula, embora ela possa ser mais esquerdista do que o seu mentor. É por causa disso que os analistas sugerem que o presidente do BC Henrique Meirelles pode ser colocado como vice-presidente na chapa, de modo a reduzir as preocupações sobre as opiniões ideológicas da mesma. Meirelles, apontado em 2002 e o atual presidente do BC (de maior permanência no cargo na história), diz-se que está de olho na oportunidade de ser governador do seu estado natal, Goiás, intenção que acarretaria na saída obrigatória do atual posto de trabalho até abril próximo.

“Nesse ponto, parece que José Serra, o governador centro-direita de São Paulo, é o favorito para ganhar”, diz Álvaro Vargas Llosa, professor sênior do Independent Institute Center on Global Prosperity em Washington, DC. “Se Serra vencer, as políticas atuais quase certamente continuarão”. Varga Llosa sente que se Lula e Rousseff decidirem procurar apoio na ala radical do PT para ganhar pontos contra Serra, a situação pode complicar-se, abrindo um novo caminho para os seus oponentes, incluindo aqueles que saíram do PT, para lançarem críticas mais claras contra a administração.

Vargas Llosa acredita que, se por outro lado, Dilma ganhar, existirá continuidade, porém ela poderá enfrentar alguns problemas devido a sua falta de carisma (em comparação a Lula) e a potencial inaptidão de manter unido um PT fracionado. “Em termos de orientação econômica, tudo dependerá de quão disposta estará ela a quebrar com as alas esquerdistas do partido e quanto suporte Lula pode dar de fora”, ele diz. “Eu estou otimista sobre a continuidade da atual política econômica, contudo a situação política não está clara, e mais reformas econômicas ainda são necessárias para que o Brasil materialize o seu potencial”.

Andrew Bela Jansky, um parceiro no escritório de advocacia Shearman & Sterling, conselheiro das operações de M&A, não prevê nenhuma mudanças radicais a frente. “Eu penso que o controle da inflação tornou-se uma preocupação absolutamente central nos círculos políticos brasileiros, quase uma lei sagrada”, ele diz. “Então, prosseguirá o uso da taxa de juros para diminuir ou aumentar a atividade econômica. Em um país faminto por financiamento com uma longa, porém desvanescente, história de inflação calamitosa, o que para muitos parece um ambiente de taxas de juros absurdamente altas é para o brasileiro médio o surgimento de uma nova era de aquisição de casas e consumo”.

Quem ganhar irá herdar uma forte economia, reconhecida pelos “investment grade” da Standard & Poor, Fitch e, mais recentemente, da Moody. O Brasil foi um dos primeiros países do G20 a sair da recessão – e o primeiro na América Latina. “A economia brasileira reagiu mais rápido que nós originalmente pensávamos, e a economia oficialmente saiu da recessão no segundo trimestre, conduzida pelo consumo e exportações líquidas”, diz artigo da Standard & Poor. “Nós esperávamos que o Brasil sofresse uma leve contração esse ano, mas agora projetamos que o país irá crescer 0%”
Alguns analistas prevêem uma leve contração de quase 0,4% nesse ano, seguindo o crescimento do ano passado (5,1%), embora a maioria acredite que o país verá uma expansão de 4%-6% em 2010. Um incremento no crédito doméstico, uma queda no desemprego e os cortes temporários de impostos para a compra de automóveis e linha branca lideraram o crescimento. O governo mantém a sua meta de inflação em 4,5% para 2009 e 2010.

Lula prometeu não aumentar os gastos públicos para amparar a campanha presidencial do PT, no entanto, alguns analistas adotam uma postura cuidadosa. “A política fiscal manter-se-á relaxada no decorrer de 2010, pois é ano de eleição, e a política monetária será forçada a pegar pesado”, escreveu Douglas Smith, chefe-economista do Standard Chartered para as Américas, em pesquisa de setembro. O Standard Chartered prediz que o BC irá elevar a taxa de juros overnight no primeiro semestre de 2010, visto que a recuperação econômica pode causar inflação. A taxa, atualmente em baixa recorde, 8,75%, após chegar ao topo de 13,75%, é esperada aumentar para 9,25% no início do ano que vem.

“De acordo com o orçamento 2010 submetido ao Congresso, alinhado com nossas previsões, o fisco sugere um leve aperto da política em 2010, contudo, o esforço fiscal do governo manter-se-á muito mais fraco do que em anos recentes”, afirma a Standard & Poor´s. As agências de risco notam que as receitas tributárias caíram drasticamente nesse ano, devido a cortes temporários de alíquotas e mais lenta atividade econômica, o que permite concluir que o superávit primário do governo (que não considera o pagamento de juros), irá diminuir em 1,5 e 2% do PIB em 2009, dos 3,5% de 2008. A agência prega que a decadente taxa de juros irá contribuir para uma leve expansão do déficit total. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirma que a meta do superávit primário será fixada em 3,3% do PIB para 2010, dos atuais 2,5%, depois de cortado para facilitar os gastos via estímulo.

Da mesma forma, a nova administração deverá tratar da questão do pré-sal, que colocará o Brasil na posição de maior produtor de petróleo. Os novos poços possuem, em estimativa, 50 mil barris de petróleo, e Lula disse que as receitas deveriam ser vinculadas para a educação, tecnologia e redução da pobreza. Para esse propósito, ele encaminhou uma nova lei dando ao governo maior poder sobre reservas offshore.
Vargas Llosa acredita que a medida pode ser abandonada. “Ele (Lula) está concentrando muito poder no estado através da criação de entidades que controlarão como os campos são explorados e manterão uma grande porção dos lucros, reservando a grande fatia dos negócios a Petrobras”, ele diz. “Tudo isso pode dissuadir os investidores, acabando-se por usar tal riqueza de forma puramente política”. Até agora, os investidores não se afastaram e podem ser atraídos pelas oportunidades dispostas não somente pelo setor petrolífero, como também pela Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. O IED (Investimento externo direto) é esperado alcançar 25 bilhões nesse ano.

A nova administração terá de prosseguir sobre as bases de Lula. “O maior desafio, se não para a administração vindoura mas certamente para as futuras, pode ser a de uma grande parte da população com reais expectativas pelos seus governantes”, conclui Bela Jansky da Shearman & Sterling, “ um grupo politizado que deve pela primeira vez na história do país não vai se contentar com um clima agradável, lindas praias e grandes jogadores de futebol, e que vai reclamar um nível de vida melhor.

11 comentários:

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