As ciências naturais nos permitem uma razão única na observação dos fatos, cria-se uma teoria e empiricamente a testamos, ou ainda é observado um fenômeno e deste elaboramos uma tese. A ciência social não segue este caminho, o elemento homem nem sempre pode ser governado por uma lei imutável ao longo do tempo, nem sempre os modelos estatísticos e econométricos prevêem de maneira correta as ações deste universo complexo demais.
O resultado dessa complexidade são os diversos pontos de vistas sobre um mesmo fato. Um economista possui sempre como resposta a palavra “depende”, depende do que você acredita, depende de que lado você se encontra, depende de tantas coisas. É leviano acreditar que apenas existem dois lados sobre um mesmo fenômeno, a ciência econômica permite uma pluralidade de pensamento, é isto que nos proporciona o debate e o alcance de diversas conclusões interessantes.
Mais importante ainda é saber respeitar essa pluralidade, o radicalismo, quaisquer seja a corrente ideológica seguida, provoca uma “mono visão” que de certa forma limita o cientista. Este aspirante à economista, que busca este respeito sobre as diversas ideologias da esfera econômica, compreende no “Economia Prática” idéias que divergem da sua percepção.
Não são muitas as discordâncias que eu observo no presente blog, alguma de caráter muito mais filosófico do que acadêmico. Mas a vida e a economia são processos dinâmicos, que permitem a mudança de idéias, podendo ser discreta ou radical. O importante é não acreditar que possui a verdade incontestável e observar a argumentação contrária.
O “Economia Prática” faz parte do ainda pequeno grupo de blogs brasileiros que tratam de economia, assemelha-se aos outros no que tange à necessidade de expor suas idéias sobre um determinado assunto. A peculiaridade desse está na maneira simples de apresentar os temas, na posição de desejar uma contrapartida do leitor para que ele se manifeste e demonstre o que pensa sobre o que foi tratado.
Nesse tímido universo dos blogs econômicos, cada um traz um elemento singular que soma as características do modo de pensar de graduandos e graduados que fazem parte deste universo. Assim eu vejo o presente blog, que merece uma leitura constante e completa.
Agradeço pelo comentário sobre o trabalho que desenvolvo por parte do amigo Daniel Simões, o qual possui um blog de grande qualidade chamado Acadêmia Econômica, desenvolvendo grande quantidade de assuntos que vão desde à microeconomia até a realidade brasileira nas suas diversas facetas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
gostei das "diversas facetas", rs
Abraços
Postar um comentário